09 junho 2011

Google e a Conspiração dos Doodles Triforce

Já há quase um ano o grande G.’. vem inserindo discretamente um símbolo em alguns de seus Doodles  comemorativos. A marca minúscula se assemelha ao Triforce  da série de jogos Zelda, uma “relíquia triangular apresentada como item quase onipotente representando as essências das Deusas Douradas” hoje também popular na rede (“newfags can’t”).
earthday thumb Google e a Conspiração dos Doodles Triforce
Doodle do Dia da Terra 2009
A Conspiração parece ter sido notada inicialmente na semana passada no popular fórum de entusiastas de discos voadores, o Above Top Secret, e acaba de alcançar o mainstream no Google Blogoscoped. As teorias já abundam.
O próprio Blogoscoped nota que poderia ser apenas um easter egg ou uma assinatura do artista. Que talvez seja um grande fã de Zelda. Mas falando em conspirações, não podemos deixar de mergulhar em teorias já que o Triforce é um convite irresistível para a paranóia.
triforce dollar thumb Google e a Conspiração dos Doodles TriforceA associação mais evidente do Triforce é com o Olho que Tudo Vê”, um símbolo hoje quase universal para a divindade, e particularmente, para a Maçonaria, embora tenha origens muito mais antigas que a ordem secreta. O Olho da Providência figura no verso do Selo dos Estados Unidos, e já há mais de meio século circula em todas as notas de dólar.
Falando em maçonaria, há sim um uso ainda mais similar ao Triforce e que é legitimamente original desta ordem. São os três pontos, ou tripontos, dispostos em um triângulo e usados inicialmente em fins do século 18 por uma Loja francesa no lugar do ponto de abreviação. Assim, “G.’. O.’. de France” era uma forma cifrada de abreviar “Grande Oriente da França”. Triforce, triponto…
E falando em dólar, há também um Triforce ainda mais evidente que aquele no Selo Nacional. Procure com o mesmo afinco com que vasculharia um Doodle e…
one dollar triforce thumb Google e a Conspiração dos Doodles Triforce
Caso já esteja levando a idéia de Conspiração a sério, isso tudo pode ser trilegal mas são provavelmente apenas coincidências. Três triângulos formando um triângulo maior não são um símbolo tão complexo a ponto de não surgir de forma independente em várias formas. No Japão feudal, vários brasões medievais o incorporaram e é provável que o próprio jogo Zelda, da Nintendo, tenha se inspirado em tais brasões. Isto de forma independente à tradição ocidental do Olho da Providência.
E três triângulos formando um triângulo maior são em si mesmo a sugestão de um objeto fractal. É otriângulo de Sierpinsky:
sierpinsky triforce Google e a Conspiração dos Doodles Triforce
Depois desta viagem, é bom retornar aos Doodles. Distantes da idéia de uma maligna conspiração, talvez com mensagens subliminares, o Doodle com Triforce mais recente foi o de 9 de julho, honrando a Nikola Tesla, e embora não esteja muito claro, o artista parece ter mesclado o Triforce com a letra “T”. Abreviação de Tesla, claro, e também a unidade de medida de fluxo magnético que leva seu nome.
tesla triforce thumb Google e a Conspiração dos Doodles Triforce
Retornando ao início, sem surpresa tudo indica ser mesmo um Easter Egg e/ou uma assinatura do artista responsável, disposto a brincar com o próprio símbolo.
nikolatesla Google e a Conspiração dos Doodles Triforce
Dia da Terra 2009:
earthday1 Google e a Conspiração dos Doodles Triforce
Christiaan Huygens, 2009:
huygens Google e a Conspiração dos Doodles Triforce
Ação de Graças 2008:
thanksgiving Google e a Conspiração dos Doodles Triforce
Dia das Bruxas 2008:
halloween2008 Google e a Conspiração dos Doodles Triforce
França, 4 de outubro de 2008:
france2008 Google e a Conspiração dos Doodles Triforce
Jogos Olímpicos de Beijing, 2008:
olympicgames Google e a Conspiração dos Doodles Triforce
Dia da Terra 2008:
earthday2008 Google e a Conspiração dos Doodles Triforce
Depois de alimentar uma suposta conspiração envolvendo o jogo Zelda, o Google silenciosamente removeu todos os sinais de Triforce que estavam presentes em seus logotipos comemorativos. Em resposta ao Blogoscoped, blog  responsável por destacar o assunto, o Google apenas informou que os "usuários podem inferir qualquer "conexão" ('Link' no original – referência ao protagonista principal da série Zelda?) com seus Doodles".
tesla09 Google remove Triforce dos Doodles tesla09a Google remove Triforce dos Doodles
Antigo << >> Novo – Repare que o Triforce entre o "L" e o "E" desapareceu.

As ilustrações aparentemente foram feitas pela artista Susie Sahim, uma fã incondicional de Zelda. Além de destacar o Triforce em seus trabalhos, Sahim também é cosplay

Nenhum comentário:

obrigada

obrigada